A melhor maneira de evitar dores de cabeça ao comprar um imóvel? seja ele novo ou usado? é realizar um check-list de avaliações sobre a propriedade, os documentos e as condições da negociação. Saber o que verificar antes de comprar um imóvel usado vai ajudar você a economizar tempo, dinheiro e evitar burocracias.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que você deve verificar antes de comprar um imóvel usado e quais documentos são necessários para garantir uma compra segura.

Aqui você vai encontrar:

  • O que verificar antes de comprar um imóvel usado?
  • Documentos necessários para compra de imóvel usado
  • Como comprar imóvel usado de forma segura?

Boa leitura!

O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

Antes de se apaixonar pelo charme de uma casa antiga ou pelo preço atrativo de um apartamento usado, é essencial realizar uma série de verificações para garantir que você está fazendo um investimento seguro. Aqui estão os principais pontos a serem verificados antes de comprar um imóvel usado:

1. Documentação

Solicite ao vendedor toda a documentação relacionada ao imóvel, verifique se o vendedor é o verdadeiro proprietário do imóvel e se não há pendências judiciais ou fiscais relacionadas a ele.

Ao longo deste artigo, você encontrará a lista completa de documentos necessários para a compra de um imóvel usado.

2. Localização

A localização é um dos fatores mais importantes na compra de um imóvel. Antes de fechar negócio, visite o bairro em diferentes horários do dia para avaliar a segurança, acessibilidade, proximidade a serviços essenciais, como escolas, hospitais e mercados, e o potencial de valorização da região. Pesquise também sobre o histórico de valorização imobiliária na área.

3. Inspeção do Imóvel

Uma inspeção detalhada do imóvel é fundamental. Se possível, contrate um profissional qualificado, como um engenheiro ou arquiteto, para fazer uma vistoria completa.

Como avaliar um imóvel usado para compra?

Para realizar uma boa avaliação do imóvel usado, você deve ter certeza de conferir os seguintes pontos:

  • instalações elétricas e hidráulicas;
  • condições dos pisos, paredes e revestimentos;
  • possíveis infiltrações, rachaduras, vazamentos e outros danos;
  • condições de fechaduras, dobradiças, maçanetas, portões etc.
  • estado dos móveis planejados;
  • necessidade de consertos ou reformas.

4. Condições Legais

Certifique-se de que o imóvel está em conformidade com as leis e regulamentações locais. Verifique se há licenças de construção e alvarás de funcionamento em dia, especialmente se o imóvel tiver sido reformado recentemente. Também é importante checar se o imóvel está em área de preservação ambiental ou se há algum impedimento legal para a sua utilização.

5. Possíveis Reformas

Se o imóvel precisar de reformas, avalie o custo e o tempo que será necessário para realizá-las. Isso é importante para evitar surpresas no futuro e para garantir que o imóvel atenderá às suas necessidades.

6. Avaliação de Preço

Faça uma avaliação de preço do imóvel com base em comparativos de mercado. Consulte um corretor de imóveis para obter informações sobre valores de venda e aluguel na região. Isso ajudará a garantir que você está pagando um preço justo pelo imóvel.

7. Condições de Pagamento

Negocie as condições de pagamento com o vendedor. Muitas vezes, é possível obter descontos ou melhores condições de financiamento. Esteja preparado para negociar e considere todas as opções disponíveis.

Documentos necessários para compra de imóvel usado

Após verificar as condições estruturais do imóvel usado que você pretende comprar, é hora de verificar se as documentações estão em dia. Esse processo é tão importante quanto o anterior, pois irá garantir a segurança da sua negociação e a legalidade da sua compra.

Os documentos necessários para compra de imóvel usado são:

  • cópia atualizada da matrícula do imóvel;
  • certidão negativa de ações cíveis, trabalhistas e/ou federais;
  • certidão negativa de dívidas tributárias;
  • certidão negativa de ônus reais e débitos pendentes;
  • certidão negativa do IPTU até a data da venda;
  • Habite-se;
  • comprovação de pagamento de dívidas condominiais;
  • RG, CPF e comprovante de renda do comprador.

Como comprar imóvel usado de forma segura?

Para comprar um imóvel usado de forma segura, a melhor opção é ? sem dúvidas ? contar com o trabalho de uma imobiliária de confiança. Aqui na Tavarnaro Consultoria Imobiliária, você encontra uma curadoria refinada de imóveis em nosso site. Além de contar com o apoio de especialistas em todas as visitas, na vistoria e e durante toda a negociação, a equipe da Tavarnaro também avalia todas as etapas do processo documental e fechamento do contrato.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços em Ponta Grossa e região!